COMUNIDADE BNEI MIKRÁ BRASIL

Criar um Site Grátis Fantástico

CONVERSÃO OU INTEGRAÇÃO?

CONVERSÃO OU INTEGRAÇÃO?

קהילה ישראלי ספרדי בני מקרא

Como se dará a integração do novo membro na comunidade?

 

Somos filhos dos judeus que foram forçados a converter ao cristianismo católico através da inquisição. Nossa historia está ligada aos chamados kareos de andaluz ou sefadad que é também conhecido por Espanha e sul de Portugal.

Temos como base a torah e os profetas que disse que YHWH ele mesmo traria de volta os dispersos de todo os Países e nações. Jeremias 16. Deuteronômio 28. Então entendemos que se somos filhos destes judeus, somos também judeus como eles o foram, sendo assim é impossível um judeu se converter em um judeu, isto porque ele já é um judeu, baseado nestes princípios então recebemos cada retornante por adesão a comunidade e só com a convivência sabemos se o mesmo está de fato vivendo como judeu e se seu retorno a pratica da torah e ao Deus de nossos pais realmente é verdadeira.

Temos outra questão que devemos analisar; Um rabino pela torah não tem direito a converter uma pessoa em judeu, podendo apenas orientar, só o Eterno tem este poder, e segundo, embora alguém acredite que um homem teria este poder este homem deveria ser um sacerdote em seu oficio seja no templo ou mesmo no tabernáculo, só o sacerdote tinha o poder de declarar  as condições espirituais de um Israelita.

Tem quem diga que o sanhedrin era composto por juízes e que estes juízes eram rabinos! Neste caso até parece ser uma verdade porem sabemos que esta autoridade eram transmitida  por imposição de mãos de forma sucessiva aos novos juízes e isto se perdeu ao logo do tempo. neste caso um Juiz não tornava um Goi (Estrangeiro) em um Israelita podendo apenas julgar se o mesmo era Israelita isto pela sua conduta e se não o era, também pela sua conduta, Sendo assim todo processo de conversão feito atualmente se torna invalido pela torah, tendo apenas valores de protocolos perante a comunidade que o faz e em alguns casos diante do estado de Israel, sendo então mera formalidades.

Temos um caso de conversão nas escrituras que não teve nenhum protocolo foi a conversão de Ruth a nora de Naomi ela depois de um tempo de convívio com seu marido e sua sogra e após ter ficado viúva ela declarou que o Elohim de Naomi era seu Elohim e que o povo de Naomi era agora seu povo, isto após ela ter renunciado seu passado e sua família bem como seu antigo povo, agora ela era uma autentica Israelita.

Como vemos nestas poucas linhas nossa forma de pensar sobre estas questões temos base escriturista embora respeitamos todas as comunidade que tem outra forma de pensar, como vimos acima não estamos em lugar de Juízes pois os mesmos já não existe dentro dos moldes das escrituras se não somos não devemos fazer julgamentos sem valores e que cada Israelita decida por si mesmo diante do criador de como deseja viver.

Temos outra questão a ser elucidada! Já fomos questionados sobre alguns fatos históricos sobre os marranos, ah quem diga que a maioria dos marranos na época da inquisição eram seguidores do rabanismo,

Porem virando as paginas da historia conhecemos o que está escrito sobre os kareos de andaluz que também eram chamado de hereges saduceus e que os mesmos sofreram perseguições tanto pelos inquisidores bem como pelos rabanitas traindo e entregando os as autoridades para serem processados e convertido ao cristianismo de forma que grande parte destes vieram desterrado ao novo mundo e aqui viveram como cristãos novos por esta e outras razões entendemos que temos que voltar a pratica dos mandamentos e a fé no Elohim de nosso pai Avraham. Nosso objetivo e que todos voltem ao Deus verdadeiro e sua torah voltando a viver a verdadeira fé de nosso povo ainda nos tempos bíblicos e tendo como ponto de partida a era anterior ao cativeiro Babilônico, pois foi a partir da Babilônia que nosso povo foi dividido em classes.

A integração do novo Judeu na comunidade se dará por adesão uma vez que o interessado prove sua transformação de vida, vivendo os princípios bíblicos judaicos tornando notório a todos, este processo pode ser lento ou rápido não tem um tempo indeterminado.

 

 

 

 

 

Barukh HaYah.

 

  

CONGREGAÇÃO ISRAELITA SEFARAD BNEI MIKRÁ

 




ONLINE
1





Total de visitas: 4047