RAZÕES PORQUE REJEITAMOS A TORAH ORAL
קהילה ישראלי ספרדי בני מקרא
Razões lógicas porquê Rejeitamos a "Lei Oral".
Antes de examinar as razões textuais pelas quais nos cremos somente na Torah Escrita, é importante entender os motivos lógicos.
- Ao longo da Bíblia Hebraica, a palavra Torah (no sentido de corpus de Instrução Divina) é usada sempre no singular. Se a Mishna *1 fosse uma autêntica Torah (oral), com toda certeza a existência de duas Torot (Torahs) teria sido mencionada pelo menos uma vez em alguma parte nas Escrituras. Por outro lado, os Rabanitas afirmam especificamente que há duas Torahs, a Torah Escrita e a Torah Oral.
*2 Todavía, o termo Torah, com o sentido de "compilação da instrução Divina" nunca aparece no plural em todo o Tanach, todos os versículos que encontramos no Tanach a respeito estão sempre no singular, a Torah de Moisés, nunca as Torahs de Moisés.
- Ao longo das seis divisões da Mishna não aparece a fórmula Bíblica: "E YHWH disse a Moisés e Aarão". Ao invés na Mishna aparece: "Tal Rabino disse a tal outro Rabino". Portanto a Mishna é claramente palavras de homens.
- O Tanach nos informa que a Torah escrita se perdeu e foi esquecida (ambas as coisas) durante mais de 50 anos e depois foi redescoberta pelos sacerdotes do Templo (2 Reis 22:8; 2 Crônicas 34:15). É inconcebível que a Lei Oral pudesse ser recordada quando inclusive a Lei Escrita, da qual a Lei Oral depende para alcançar seu completo significado, foi esquecida.
- Os Rabinos afirmam que a "Lei Oral" foi dada no Monte Sinai como a interpretação oficial da Torah. Mas, se alguém olhar a Mishna e, o Talmude, verá que em realidade estão cheios de opiniões de Rabinos que discordam entre si sobre quase todos os problemas. Os Rabinos explicam que sempre que existem certas discordâncias, "ambas as opiniões são palavras do Deus vivente". Mesmo que nos digam que é possível, que dois indivíduos ilustrados alcancem diferentes conclusões válidas, a razão nos dita que ao menos um deles está equivocado. Acreditamos que é irracional acreditar que Deus contradiga a si mesmo.
- Os Rabinos mantêm que a "Lei Oral" foi entregue a Moisés no Sinai. É difícil de acreditar nisto já que a própria Torah não foi entregue em sua integridade a Moisés e aos Israelitas no Sinai. Ao contrário, foi entregue aos Israelitas no deserto, em uma série de revelações ao longo de um período de mais de 40 anos. Cada revelação tomou uma forma similar a do versículo seguinte: "Falou YHWH a Moisés no deserto do Sinai, no primeiro mês do segundo ano de sua saída da terra do Egito, e lhe disse: .... "(Números 9:1). Se os Rabinos têm a razão isto significa que Moisés aprendeu a "Lei Oral" e sua explicação dos versículos chave antes que ele tivesse aprendido estes versos chave!
As objeções lógicas à "Lei Oral" não teriam sentido se não fossem apoiadas em firmes evidências Bíblicas. Freqüentemente lhes damos alguns dos muitos exemplos que demonstram que a Lei Escrita é a única instrução de Deus dada aos Israelitas:
1) Então YHWH, teu Deus, te fará prosperar..., porque YHWH tornará a alegrar-se de ti para bem, da maneira que se alegrou de teus pais, quando obedeceres a voz de YHWH, teu Deus, e guardares seus mandamentos e seus estatutos escritos neste livro da Lei (Deuteronômio 30:9-10).
2) e Moisés escreveu esta Lei e a entregou aos sacerdotes, filhos de Levi... (Deuteronômio 31:9).
3) Quando todo Israel ir para se apresentar diante de YHWH, teu Deus no lugar que ele escolha, tu lerás esta Lei diante de todo o Israel, para que todos eles escutem. (Deuteronômio 31:11).
4) Nunca se afastará de tua boca este livro da Lei (Torah), porém de dia e de noite nele meditarás, para guardares e fazeres conforme a tudo o que nele está escrito. (Josué 1:8).
5) Depois disto leu todas as bênçãos e as maldições, conforme a tudo o que está escrito no livro da Lei. Não houve nenhuma palavra de tudo o que Moisés ordenou, que Josué não leu diante de toda a congregação de Israel, diante das mulheres, das crianças e dos estrangeiros que habitavam entre eles. (Josué 8: 34-35).
Este último versículo seria o resumo perfeito de toda a argumentação. Declara explicitamente que Josué leu todas e cada uma das palavras que Moisés ordenou ler. "Ler" algo implica que este algo está escrito. Neste caso, o versículo indica que ele leu o texto "assim como está escrito". Se Moisés tivesse dado uma segunda "Torah Oral" aos Israelitas, Josué não poderia "ler" todas as palavras que Moisés tinha ordenado. Além disso, o versículo 1 afirma que a única coisa que nós devemos fazer para que YHWH se agrade de nós, é seguir os mandamentos escritos. Isto nega a importância de uma suposta "Lei Oral", já que Deus não daria uma "Lei Oral", que como os Rabinos afirmam é religiosamente obrigatória, e logo negaria sua importância.
Em conjunto estes versículos provam que os Israelitas receberam uma única lei de YHWH, que todas as palavras da lei foram escritas de modo que pudessem ser lidas e obedecidas pela nação de Israel para ganhar o favor de YHWH.
FONTES: Adaptado de: http://karaitebook.webnode.com.br/capitulo-5/
CONGREGAÇÃO ISRAELITA SEFARAD BNEI MIKRÁ