ORIGEM DOS HEBREUS E DO MONOTEISMO
קהילה ישראלי ספרדי בני מקרא
Os hebreus são um grupo que tem origem linguística na Mesopotâmia. O hebraico falado por eles era uma língua semita, assim como as línguas de outros povos mesopotâmicos. Sua historia é narrada no tanakh bíblia hebraica.
O 1°registro não bíblico de sua existência foi encontrado no Egito e é datado de cerca de 1220 a.C. trata-se de um relato sobre eles pelo faraó mineptah. Documentos históricos e descobertas arqueológicas comprovam a presença dos hebreus na Palestina somente a partir de 1230 a.C. Essa data contrária as informações da bíblia, segundo a qual eles já estariam estabelecidos em solo palestino dois séculos antes, mas isso não tem precisão cientifica.
Na verdade a historia dos Hebreus é contada no Tanakh ainda nos tempos de Avraham, e seus descendentes Yts,chak e Yaakov o qual deu Origem as dozes tribos de Ysrael. Segundo a narrativa bíblica quando ele já era monoteísta, pois cria em um único Deus, o qual apareceu a ele e lês disse sai da tua terra do meio de sua parentela e vai a uma terra que eu a mostrarei. Bereshit 12 : 1 esta fé foi passada para seus filhos Yts,chak e Yaakov que passou a seus dozes filhos e também a todos seus descendentes que formaram o Povo de Ysrael, a Nação israelita tempos depois os Hebreus foram para o Egito de onde saíram após mais de 400 anos e ao ficar 40 anos no deserto Deus deu lês mandamentos em duas tabuas de pedra que segundo o relato Bíblico foi escritas pelo próprio dedos de Deus e o principal mandamentos é ... Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão. “Não terás outros deuses além de mim”. Êxodo 20:2-3 durante o tempo que esteve no deserto aprendeu a forma correta de adorar ao único deus, seguindo assim ate Época dos Reis Shaul, David e Salomão.
Por volta de 1010 a.C. os hebreus unificaram suas tribos e formaram o reino de Israel, do qual o 1° rei foi Saul. Coube a seu sucessor, Davi (1006-966 a.C.), a tarefa de expulsar da Palestina um dos povos rivais: os Filisteus. Após escolher Jerusalém – cidade que já existia – para capital do reino.
Com Salomão (966-926 a.C.), filho de Davi, o reino de Israel conheceu sua fase de esplendor e de centralização religiosa. É dessa época a construção do templo de Jerusalém. Com a morte de Salomão, o reino entrou em confusão e dividiu-se entre o reino de Israel (reunindo as dez tribos do norte) e o reino de Judá (formado pelas duas tribos do sul).
Em 722 a.C. o reino de Israel foi dominado pelos assírios, que levaram muitos hebreus como escravos para seu território. Em 587 a.C. Nabucodonosor, rei dos babilônicos conquistou Judá, destruiu o Templo de Jerusalém e escravizou muitos de seus habitantes, levando-os para a Babilônia.
O reino do norte então dividido começou a se entregar as praticas idolatras e assim Deus lês enviou seu castigo de forma que foram levados pelos assírios ao cativeiro, e até a presente época não regressou. Embora há a promessa que o Eterno mesmo o trará de volta, cremos que esta promessa se cumprirá em breve. O reino do sul também por sua desobediência foi levado em 587 anos A.c para a babilônia ficando ali por 70 anos voltando então por volta do ano 457 A.c e volta a ser uma Nação. Israel agora passa a ser representado pelas tribos de Judá e benjamim que segue na pratica do monoteísmo o único e verdadeiro monoteísmo e o praticado por Israel. Existe outras religiões que diz praticar o monoteísmo, porem ao analisar os detalhes deste monoteísmo, vemos que não é o monoteísmo praticado por avraham e seus descendentes, o cristianismo dividiu o “único Deus” em três pessoas distintas, contrariando assim os ensinos do tanakh que é o tema principal da torah o shemah deut 6:4 o qual e recitado por todo povo israelita durante todo os tempos ao menos duas vezes por dia, então chego a conclusão que a fé cristã não e monoteísta.
Outra religião que diz crer no único Deus sendo assim monoteísta é o Islam, que embora afirmem crer no único Deus porem esta Crença está distanciada do que ensinam o tanakh, pois além de dar ao seu deus outro nome deram lês outros atributos que o faz ser diferente do Deus que apareceu a avraham a Yts,chak e a Yaakov pois afirmam que o Deus que eles crer mudou seus projetos em relação a Israel tornando assim criador de uma outra Religião.
Salmos 121
1 Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?
2 O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.
3 Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta,
4 sim, o protetor de Israel não dormirá, ele está sempre alerta!
5 O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita.
6 De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite.
7 O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida.
8 O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre.
"Pode uma mãe que ainda amamenta se esquecer do filho do seu ventre? Porém mesmo que essa mãe venha se esquecer do filho, Eu todavia não me esquecerei de ti." Isaías 49:15
Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor, e a sua justiça que de mim procede, diz o Senhor. Isaías 54:17
Eu, o SENHOR, sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu. Israel, meu servo, não fique com medo, pois eu o amo e o escolhi para ser meu. Isaias 44:2
O SENHOR, o Rei e Salvador de Israel, o Deus Todo-Poderoso, diz: "Eu sou o primeiro e o último, além de mim não há outro deus. Isaias 44:6
Isaias 6:24“Assim diz Yhwh, o teu redentor, aquele que te formou desde o ventre materno: ‘Eu, Yhwh, é que tudo fiz e sozinho estendi os céus e firmei a terra;
Por isto Cremos unicamente no Deus de Avraham Ytschak e Yaakov o Deus indivisível e imutável, ele foi e sempre será o Deus de Israel.
CONGREGAÇÃO ISRAELITA SEFARAD BNEI MIKRÁ